domingo

Aquecimento Global, Empresas de TI Contribuindo Para a sua Redução

Um movimento surgiu no Vale do Silício, o Climate Savers, com assessoria da WWF, que já conta com mais de 30 empresas do setor, como Dell, HP, IBM, Lenovo, Google, Intel, além da Microsoft, com o objetivo de somar esforços no sentido de contribuir para a redução do Aquecimento Global.

A Intel e AMD, se comprometeram em investir em novas pesquisas para criar processadores que minimizem o gasto de energia, visando otimizar a relação tecnologia x emissões de gases de efeito estufa.

Muitos estudos e análises vêm sendo feitos ultimamente, e que vêm mostrando a nada modesta contribuição das tecnologias da informação, para as emissões de gases de efeito estufa e conseqüente aquecimento global.

Constatou-se, que os aproximadamente 1,5 bilhões de computadores do planeta, convertem 50% de toda energia utilizada em calor, o que concorre para o aquecimento de escritórios e empresas, principalmente, com o inevitável uso de sistemas de refrigeração, que implicam em uma demanda elevada de energia.

São ações importantes, mas as conclusões que parecem inovadoras são óbvias, já que toda e qualquer atividade humana, gera emissão de dióxido de carbono, mesmo as mais naturais, daí a necessidade de se trabalhar em todas as frentes.

Todos nós podemos fazer alguma coisa para contribuir para atenuar os efeitos do Aquecimento Global, é só usarmos a atenção e criatividade e veremos que em nosso cotidiano fazemos varias ações que poderiam ser repensadas, e com isso reduziremos os gastos de energia.

Não é uma questão de economia de dinheiro, apenas, mas de um recurso natural, que compromete a qualidade de vida de todos, inclusive a nossa.

Nenhum comentário: