quinta-feira

Web 3.0 e privacidade, O Google ocupando espaços na sua vida

Já esta rolando a "onda" da Web 3.0. As revistas especializadas já vêm falando há algum tempo. O que se considera Web 2.0, ainda nem esquentou a cadeira e o pessoal já aparece com outra. A Net 1.0 convencional, pelo visto, foi absorvida e perdeu identidade própria.
 

A Web 2.0, ainda no "cueiro", com Sistema Operacional On-Line; YouTube; Wikpedia e o predomínio dos Portais de Busca, parece que será substituída, superada. A Web 3.0, que esta recebendo críticas de todos os lados, segundo as quais não passa de uma jogada de Marketing do Google, que esta querendo ampliar os espaços de seus domínios, seria apenas um novo nome, vazio de conteúdo.
 

A idéia básica é, a partir das informações que o Google vem acumulando ao longo desses anos com os seus vários instrumentos e mecanismos de "espionagem", que registram todo e qualquer movimento dos internautas pela Internet, notadamente em seu Portal de Busca, no Orkut, YouTube, além de outros serviços, que lhe deu um cadastro gigantesco com informações pessoais dos usuários.

O objetivo é construir um sistema de busca tão eficiente, que vai "adivinhar os seus pensamentos e desejos" - quando fizer uma pesquisa - dando-lhe de bandeja ao toque do mouse, até o que você nem sabia que queria.
 

Você pode até gostar. Achar prático. Pós-moderno. Só o futuro dirá onde isto vai nos levar. A privacidade é sua, e só você pode decidir o que quer compartilhar.

Nenhum comentário: