segunda-feira

Como fazer backup de seus arquivos. Não confie na sorte!

Todo mundo tem arquivos no computador. Dados e ou informações diversas que vão dos pessoais, até informações e documentos profissionais. Se a perda repentina, inesperada e total desses dados - provocada por um vírus ou coisa semelhante - não afetariam em nada a sua rotina, sua vida ou sua profissão, com certeza não são arquivos importantes, e não tem mesmo porque fazer o backup. Caso contrário, é melhor se precaver enquanto ainda pode.

Mas o que é um arquivo importante? Arquivo importante, é tudo aquilo que não pode ser substituído facilmente, dados bancários, agendas, listas de endereço, fotografias digitais, músicas, softwares e favoritos ou marcadores do seu navegador, por exemplo.

As perdas podem ocorrer por uma queda repentina de energia, por uma criança que mexe no computador, raios, falhas no equipamento ou vírus, que apesar de todos os cuidados, ninguém sabe quando chega.

O Backup deve ser feito com dispositivos e ou mídias externos e preferencialmente com mais de uma cópia. O CD, DVD e o Pen-Drive, sendo que o último tem uma funcionalidade única pelo tamanho e pela capacidade que vai de 500MB a 60 GB. Estas são as melhores opções para se fazer isso, e vai depender de suas necessidades ou do tamanho de seus arquivos.

Isto para arquivos menores, pois, com um HD Externo cuja capacidade vai de 250 GB, sem limites máximos a depender do investimento, é possivel fazer o backup de todo PC e não só dos seu arquivos preferenciais ou mais importantes. O ideal é que, independente da mídia ou do recurso usado, faça mais de uma cópia em disposiitivos diferentes, para não correr o risco de um deles "sismar" de não abrir ou funcionar, o que não é tão raro assim.

Ele – o backup – deve ser feito com frequência, tipo uma vez por semana, a depender do uso que faz do PC, e da quantidade de dados/informações que cria ou salva. Lembre-se, que geralmente quando rola um problema dos citados acima, ele pode detonar o seu HD, e não sobra nada depois.

Não perca tempo, faça agora. Não pague pra ver se preza os seus arquivos. Guarde-os com segurança, e seu PC não é o melhor lugar para isso.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário: