quinta-feira

Como tornar o seu blog mais visível aos motores de busca

Nem só de conhecidos e amigos vive um blog. Além da divulgação institucional do provedor de seu blog, é preciso utilizar alguns recursos para melhor “vender o seu peixe”,  colocando-o na mira dos motores dos portais de busca, seja ele remunerado com os AdSenses da vida ou não.

Alguns macêtes na hora de digitar o seu post ou artigo  ou de postar a sua foto, ajudam, e muito, os “robots” dos portais que vasculham, também, a blogosfera atrás de conteúdos a encontrar os seus. Indexa-los no maior número possível de sites agregadores e divulgação, também, é fundamental.

Outra coisa muito importante que você deve observar, é a atualização do seu blog. Deve postar, de preferência, todos os dias, pois, sabe-se que se o rastreamento é feito com frequência, às vezes de hora em hora, e se depois de algum tempo “ele” não encontra nada novo, a tendência é que as visitas fiquem mais raras até pararem.

No momento em que for digitar o seu texto, identifique as palavras chaves que estão diretamente ligadas ao tema e coloque-as de uma das três seguintes formas: em negrito, em itálico ou grifada, principalmente se for composta. Exemplo: Sistema Operacional.

Esta última, grifada, vai depender dos recursos do editor de texto do seu Blog, já que mesmo que faça no Word e copie para o Blog, ele nem sempre preserva o destaque. A saída é colocar ambas as palavras em negrito, que uma delas, provavelmente será localisada.

Se for postar uma foto, como uma postagem separada, você deve digitar o título assim, por exemplo: Manifestação – Contra – Carros – em – Paris.jpg ,ou seja, as palavras do título devem ser separadas por hífen, com espaço para não ficar muito embolado, e no final o .jpg que é o tipo de extensão ou imagem mais comum na rede.

São recursos ou macêtes que tornam as suas postagens mais visíveis, e garantem maior divulgação de seu Blog nos portais de busca.

Isso tudo de nada vai adiantar se o seu blog não tiver um conteúdo de qualidade, escrito dentro das regras gramaticais e ortográficas mínimas, preferencialmente diferenciado, e que  convença o seu "leitorado" a voltar e fidelizar-se, pois, é do leitor fiel, sobretudo, que vive um blog ou site.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido, a aborgaem foi boa, Mas o amigo se por DESCUIDO ou NÂO, cometeu um deslize gramatical:
...provavelmente localiSada.
A palavra localiZada, como já escrevi, é com Z.
Um abraço fraterno.

Anônimo disse...

Mas, quero acrescentar que erramos ao digitar, como errei ao escrever abordagem.
Outro abraço.
Paulo, se puder, apareça em meu blog, e diga em que eu poderia melhorá-lo pois a frequencia de visitas tem sido baixa.
Tenho observado que certos blogs são primorosos e cativantes.
Outros são extremamente de mal gosto, talvez seja o meu caso.
Onde pode estar os erros?
Mais uma vez meu abraço fraternal.