quarta-feira

Google tenta controlar a Wikipédia

Matéria que saiu no Le Monde, há algum tempo, denunciava que o Google fez uma proposta aos administradores da Wikipédia, para pagar um "especialista" para, não só corrigir, como fazer ou escrever informações e conteúdo da enciclopédia, alegando que a mesma contém erros e imprecisões em seus conteúdos.

A Wikipédia, como sabemos, é uma enciclopédia virtual que é construída continuamente por pessoas ou internautas de todo o mundo. Só que a contribuição não é feita aleatoriamente, tipo cada um escreve o que quer. Existem critérios no exame e seleção dos conteúdo que lhe são acrescentados.

O jornal Le Monde, questiona as pretensões do Google, e diz que se tal acordo se confirmar, destrói-se o espírito, o sentido original do projeto, que é a construção coletiva do conteúdo e do conhecimento.

Sabe-se lá qual o propósito real da Google. E como anda absorvendo e comprando as boas idéias que surgem no universo on-line, como o YouTube, o Orkut e outros, deve ser o que pretende com a Wikipédia, não só absorver mas sobretudo controlar a construção do conhecimento.

Vê-se, que a luta pela hegemonia na Internet é uma briga de gigantes e, embora não atuando em áreas exatamente iguais às do Google, a Microsoft vem acusando o golpe e esta correndo contra o prejuízo, marcando presença mais fortemente na Internet que, originalmente não parecia despertar-lhe grandes interesses, mas é onde todos identificam hoje como o grande “filé”do negócio.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.


Nenhum comentário: