terça-feira

O Orkut é brasileiro

Pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), conclui que já somam mais de 40 milhões o número de PCs no Brasil. Deste total, aproximadamente, 18,5 milhões em residências e o restante em empresas.

Dos mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o maior número encontra-se nos EUA, China e Japão, com o Brasil chegando a mais 22 milhões de acessos a Internet no total.

O Orkut é disparado o maior site de relacionamento no mundo, e dados divulgados recentemente trazem números surpreendentes.

Do total de usuários, 54% é formado por brasileiros, e os EUA que é o país de origem, tem apenas 24%, o que segundo o Ministério Público Brasileiro, dá-lhe autoridade para deter um mínimo de controle sobre o que rola na rede, já que os mais de 15 milhões de brasileiros que usam o sistema lhe da autoridade para isso.

Notícias se referem a protestos norte-americanos – de usuários – contra a hegemonia de brasileiros no Orkut e do cada vez maior uso do português em detrimento da "língua oficial", o inglês.

O Google – dono do Orkut – andou "peitando" o Ministério Publico em algumas ocasiões em passado recente, e teve ameaçada a sua permanência no Brasil por infração a leis nacionais de proteção ao cidadão.

Para continuar, acabou cedendo e franqueando à Polícia Federal e ao Ministério Publico, ferramentas que permitem o monitoramento de atividades ilegais no Orkut, como o tráfico de drogas, pedofilia e outros crimes virtuais.

Os pedidos do Ministério Público, para “quebra” de identidade de usuários do Orkut hoje, já chegam a mais de 200, o que mostra que o espaço também é utilizado por bandidos e ou pessoas que tentam se proteger sob um suposto anonimato, para burlar as leis e prejudicar outras pessoas.

Nenhum comentário: