segunda-feira

O "Preto é Verde". Use “tela” preta contra a degradação do meio ambiente e o aquecimento global


Depois do Climate Savers, iniciativa das maiores empresas de TI que surgiu no Vale do Silício de otimizarem recursos e tecnologias no sentido de contribuírem para deter a degradação do meio ambiente com o Aquecimento Global, um novo movimento, agora sugerido pelo Google, tem dimensões menores, mas, é igualmente significativo.

Começou com a criação do site Blackle, que divulga a idéia com um portal de buscas de cor preta dentro da nova proposta. Bem como o Ecoogle/EcoFree que surgiu depois com o mesmo objetivo, defendendo a substituição das home page de sites e blogs pela cor preta.

Estudos são unânimes na constatação do desperdício de energia com as telas brancas, já que as negras consomem em torno de 48% a menos que as convencionais - brancas - que predominam na Web.

O Ecoogle ou EcoFree pode ser incorporado ao seu navegador Firefox ou Internet Explorer, (veja como na base da página), quando você poderá contribuir, reduzindo, mesmo que minimamente, o consumo de energia e emissão de CO² em suas buscas.

A idéia, como já disse, é boa. Resta saber se estamos dispostos a mudar a “cara” dos nossos sites e blogs e criar esta uniformidade estética.

O efeito estufa é sério, mas, se observarmos no nosso cotidiano, veremos que podemos reduzir e/ou racionalizar o nosso consumo de energia de maneira simples e efetiva, logo nossas emissões pessoais de dióxido de carbono.

Basta observar o nosso comportamento em casa, no trabalho, no uso do automóvel e em inúmeras outras maneiras quando utilizamos energia.

O nosso consumo pessoal parece pequeno, mas é significativo.

O que achou da idéia? E você já esta fazendo algo no sentido de cooperar, ou pensa que é um lance só de empresas e governos? Faça um comentário e dê a sua opinião.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário: