Procon-SP (Procuradoria de Defesa do Consumidor de São Paulo) apresenta (02/05/11) lista de empresas que vendem produtos variados na internet e não entregaram seus produtos.
A lista foi elaborada a partir de reclamações de usuários por não terem recebido as suas mercadorias, e o Procon não ter recebido resposta de comunicado a estas empresas, além de ter constatado que estas não tinham endereços oficiais.
O Procon tambem disponibiliza um portal para reclamações do consumidor sobre problemas com compras on-line: http://www.procon.sp.gov.br/
Segue uma lista de conselhos ou recomendações do Procon aos consumidores em suas compras na Internet e, mais embaixo, a lista das empresas, com muitas delas ainda ativas.
Conselhos do Procon para orientar o consumidor em suas compras na Internet
1- Faça uma pesquisa em redes sociais e no site do Procon pelo nome da empresa e repare no número e tipo de reclamações que ela recebe;
2- Desconfie de preços muito baixos, abaixo da média do mercado;
3- Verifique os dados da empresa no registro.br. É importante que o usuário fique atento se o site estiver hospedado em outro país;
4- Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas ou depósitos em caderneta de poupança;
5- Observe o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os procedimentos adotados pela companhia (exemplos: reclamação, devolução, garantias do produto, etc);
6- Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número de protocolo);
7- Exija sempre nota fiscal.
Lista das empresas que venderam, mas não entregaram os produtos aos consumidores
Não ativos Ainda ativos
Nenhum comentário:
Postar um comentário