Pelo visto, a Anatel
vai colocar ordem no sistema de banda larga nacional que é, a bem da
verdade, uma pouca vergonha, onde a velocidade contratada é uma mera
força de expressão, caracterizando uma verdadeira propaganda
enganosa, isso além das “flutuações” e/ou interrupções que
rolam sem aviso ou justificativas, sem falar na compensação –
restituição pelo tempo não utilizado – sem que possamos fazer
nada. Agora, parece que vai, mesmo.
A
Anatel colocou em consulta pública diversas propostas para alterar
como o serviço de banda larga fixa é oferecido no Brasil. As
operadoras terão que oferecer pelo menos 60% da velocidade
contratada, e fornecerão uma ferramenta gratuita para o usuário
medir a velocidade. E esta é apenas uma de diversas medidas que
podem transformar a banda larga fixa em um serviço de excelência no
Brasil. (…)
As
novidades
para a banda larga fixa são
empolgantes:
- O serviço não pode cair em 99% do tempo no mês, ou seja, existe um máximo de 7h12min de interrupção no mês. Depois de 12 meses, o percentual sobe para 99,5%, ou 3h36min de interrupção.
- A velocidade média do serviço deve ser de, pelo menos, 60% do valor contratado. A meta aumenta para 70% depois de 12 meses; e para 80% com mais 12 meses.
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