terça-feira

Pesquisa analisa as flutuações de humor de usuários do Twitter

As redes sociais veem sendo objetos de pesquisa como um ótimo observatório que são, das manifestações espontâneas do comportamento dos usuários, as oscilações de seus humores, e a natureza de sua emoções. Nesta pesquisa são analisados os perfis de 2,4 milhões no Twitter. 

 
Estudo publicado na ‘Science’ analisa postagens de ‘Twitter’ para avaliar o ritmo diário de variação de humor de milhões de indivíduos dos cinco continentes. O início e o fim do dia são apontados como os momentos de manifestações mais positivas.

Para alguns o Twitter é uma ferramenta de comunicação com os amigos. Para outros, é instrumento de trabalho, graças a seu potencial de divulgação. Já para pesquisadores, o site em que os usuários postam frases de até 140 caracteres sobre qualquer assunto pode ser um celeiro de informações preciosas sobre o comportamento das pessoas.

A partir da análise de frases de 2,4 milhões de pessoas de 84 países de todos os continentes, postadas no microblogue entre fevereiro de 2008 e janeiro de 2010, Scott Golder e Michael Macy, do Departamento de Sociologia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mediram a variação de humor desses indivíduos ao longo do dia. A experiência foi relatada em artigo publicado na Science desta semana.

Os sociólogos utilizaram um software de linguagem para medir emoções positivas – como entusiasmo, alegria – e negativas – medo, raiva etc. – nas palavras utilizadas nos tweets.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: