quinta-feira

Hackers roubam US$ 45 mi em caixas eletrônicos de 27 países

Sete pessoas foram presas, outro suspeito foi encontrado morto; grupo teve acesso a bases de dados de empresas

Munidos de laptops no lugar de armas, uma ação internacional de hackers criminosos conseguiu provocar um rombo de 45 milhões de dólares (cerca de 90 milhões de reais) em instituições financeiras, no que pode ser considerado o maior assalto virtual a bancos do século XXI. O grupo conseguiu ter acesso a bases de dados de empresas asiáticas e dos Estados Unidos e, através de cartões falsificados, retirou o montante em caixas eletrônicos distribuídos por 27 países. As informações foram divulgadas nesta semana pelo jornal Washington Post.

"Este foi um típico assalto a banco do século XXI, que ocorreu através da internet e se espalhou ao redor do mundo”, disse Loretta E. Lynch, procuradora norte-americana para o Distrito Leste de Nova York, que cuida do caso. “Movendo-se literalmente na velocidade da internet, essa organização traçou seu caminho a partir dos sistemas de informática de corporações internacionais para as ruas de Nova York", afirmou.

Segundo o jornal norte-americano, apenas os bancos foram lesados. Mas a ação reforça o temor em torno dos novos sistemas de pagamentos – como, por exemplo, os realizados através de equipamentos como smartphones –, que geram uma série de novos riscos.

"Novas tecnologias e o rápido crescimento da internet eliminaram as fronteiras tradicionais dos crimes financeiros e proporcionaram novas oportunidades para os criminosos ameaçarem o sistema financeiro mundial", disse Steven Hughes, agente especial encarregado do Serviço Secreto do Estado de Nova York. (No Opera Mundi)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário: