terça-feira

Como sobreviver na internet e preservar a sua privacidade depois do Prism


Com empresas como Google (Blogger, Google+, You Tube, Orkut, Gmail, Ig, Waze, Google Maps), Apple, Yahoo (Tumblr, Flickr), Microsoft e Facebook (Instagram) fornecendo dados de seus usuários para o governo americano, como continuar usando a internet normalmente sem correr o risco de ter informações pessoais reviradas?

 Confira esse guia de serviços alternativos.


(...) Redes Sociais

Como manter contato com seus amigos sem o Facebook? Ou, no caso daqueles que gostam de nadar contra a corrente, sem o Google+? O bom e velho Twitter não aparece na lista de supostos colaboradores da NSA e recebeu do grupo Electronic Frontier Foundation (conhecido por lutar pela privacidade dos internautas) o seu aval, por proteger o usuário do monitoramento. É claro que se seus tuítes forem públicos o governo, assim como o resto do mundo, poderá acessá-los. Mas as DMs (Direct Messages) e contas protegidas são, literalmente, protegidas.

Outra rede social – que não tem limite de 140 caracteres – e que não está na lista do Prism é o Reddit. Mais usado por americanos, o site de fóruns só revela informações sobre seus usuários se receber uma ordem judicial e guarda o IP de quem o acessa por apenas 90 dias. Ou seja, suas mensagens antigas não podem ser rastreadas.

Mensagens

Imagine um mundo sem GTalk ou Skype. O que sobra para conversar através da internet? Sugerimos voltar às raízes e dar uma nova chance ao ICQ, que, hoje, é controlado por uma empresa russa – logo, fora dos limites do monitoramento americano.

Blogs

O Tumblr foi comprado recentemente pelo Yahoo. O Blogger pertence ao Google. Mas o WordPress não consta na lista do Prism, assim como o serviço LiveJournal.

Leia mais...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: