sexta-feira

Vírus de computador utiliza Wi-Fi para se espalhar pelo ar como vírus da gripe

Especialistas em segurança da informação criaram um tipo de vírus de computador capaz de se espalhar pelo ar, por redes Wi-Fi – um vírus de computador que contamina como um vírus de uma gripe comum.
Em áreas densamente habitadas, onde há muitas destas redes sem fio, o vírus pode ir de rede em rede, procurando por falhas. Uma vez no controle de um ponto Wi-Fi, ele deixa vulneráveis os computadores conectados a essa rede que não tenham medidas de segurança adequadas.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo do trabalho era demonstrar que esse tipo de ataque é possível, para em seguida criar um programa de computador capaz de evitar esse tipo de ataque.
“Em vez de esperar que as pessoas criem senhas fortes, é melhor integrar sistemas capazes de detectar intrusos nesses pontos de acesso”, disse Alan Marshall, professor da Universidade de Liverpool, no Reino Unido.
Ele não forneceu detalhes sobre os métodos utilizados para prevenir o uso desse tipo de ataque, mas disse que a tecnologia necessária para testar esses métodos já foi criada na universidade.
Chamado de “camaleão”, o vírus procura por pontos de acesso a redes sem fio – aparelhos que transmitem o sinal Wi-Fi – que não tiveram suas senhas de fábrica alteradas. Essas senhas são diferentes das usadas para se conectar à rede sem fio propriamente dita e, frequentemente, não são alteradas por quem compra esses aparelhos.

Isso dá controle do ponto de acesso ao hacker, que pode acessar os computadores conectados à rede para roubar informações. Uma vez instalado no ponto de acesso, o vírus pode – sem ser controlado por um humano – buscar automaticamente outros pontos de acesso vulneráveis para assumir seu controle.

O professor Marshall disse que é improvável que isso represente uma ameaça às redes Wi-Fi de grandes empresas, já que elas normalmente têm muitos mecanismos de segurança.
No entanto, redes domésticas ou de empresas menores, como restaurantes e bares, não costumam ter esses mecanismos.
Segundo o cientista, como sua equipe conseguiu provar que a ameaça é real, o foco agora é criar um programa capaz de prevenir esse sequestro de redes sem fio.
Com informações de Inovação Tecnológica

Publicado em iMaster

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Nenhum comentário: