Como conseguir melhores resultados em suas pesquisas

É muito comum “perdermos” muito tempo querendo localizar algo na rede em meio ao emaranhado – milhões – de respostas que, frequentemente não satisfazem nossas expectativas, embora o universo de informações disponíveis seja muito grande e, provavelmente, o que dificulta o seu acesso é, além das características do proprio portal, a forma como formulamos a pergunta.

Um empresa norte-americana fez pesquisas em alguns países, incluindo o Brasil, sobre a forma como as pessoas utilizam os portais de busca na rede. Em entrevista a um reporter no Brasil – não me lembro dos detalhes, e é isso que dá não fazer anotações, principalmente para quem tem blogs – o pesquisador, até meio constrangido, admitiu que os brasileiros fazem pesquisas mais refinadas, logo, mais eficientes, do que os norte-americanos.

O detalhe é o número de palavras utilizadas nos portais, no caso, nos EUA, o comum é se utilizar uma única palavra, enquanto os brasileiros utilizam mais palavras o que leva a resultados melhores, mais objetivos e mais rápidos.

O lance é o seguinte. Os tais motores de busca dos portais começam a selecionar o conteúdo buscado a partir da primeira palavra, e com as palavras seguintes ele refina a busca reduzindo progeressivamente o número de respostas aleatórias e chegando ao que você está efetivamente procurando. O que é, hoje, orientação de “especialistas”, nós, no Brasil, já fazemos naturalmente. É que parece óbvio, não é verdade?

Veja o exemplo. Se alguem quer uma receita de bolo de chocolate com recheio de castanhas e, como nos EUA, a palavra escolhida, e digitada, é bolo... imagine o mar de respostas e a trabalheira! Agora, como se faz no Brasil: bolo+chocolate+castanhas, a diferença e a objetividade – e numero – das respostas é radical. Os motores de busca ignoram letras e palavras como: a, com, como, de, etc.

O número de informações disponíveis na rede é algo inimaginável, logo, aprimorar a sua pesquisa, buscando mais objetividade na pegunta – identificando e usando as palavras chaves ou “keywords”, que é, efetivamente, a linguagem dos motores de busca – você ganha tempo e qualidade, não é verdade?

Este último parágrafo é útil para quem tem blog, pois, adequar o título, e o texto, usando as palavras chaves do conteúdo, realçando-as em negrito, deixa o seu artigo “melhor na foto”, ou no resultado das pesquisas do usuário/leitor.

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