Como fazer Backup do seu Blogger

Backup do blog é um procedimento pouco lembrado e feito, embora, seja de grande importância diante da possibilidade mesmo que remota de um dia não encontrar o seu blog, pois, com certeza não vai ser nada agradável. Caso isso ocorra é, praticamente, impossível recuperar todo os seus posts depois de anos, talvez, de criatividade, redação, dedicação e ter que recomeçar do zero.

A garantia de recuperar é fazer um Backup periódico, guardando não só no seu computador, mas, tambem, em uma mídia externa para garantir eventuais perdas de arquivos para que possa restaurar o seu Blog caso ocorra o “bug”.

Dentre outros programas – gratuitos – de Backup, o Blogger Backup Utility, corresponde às expectativas, embora, como o nome diz, só funcione com blogs do Blogger.

Siga agora um passo a passo que não tem erro.

Tendo baixado (clique no link) e instalado, o procedimento de backup é simples. Clique com o botão direito no ícone do programa e em Abrir. Na janela que se abre, clique em Avaiable blogs: (Add/Update/Remove Blogs); Na janela seguinte, digite o seu email de acesso ao Blogger, em Blogger user ID: e a senha em Blogger password. Feito isso, clique em: Log into Blogger and Get Blogs. Depois que ele listar o seu blog ou blogs caso tenha mais de um, no espaço acima, clique em OK. Com isso você volta a janela inicial. Daí é clicar novamente em Avaiable blogs: e clicar em um blog por vez. Na página ativada, marque a opção: Save comments? E, em seguida (em baixo) em Backup Blog... Processo iniciado ele vai listando todos os seus posts na área ao lado e ao final, terminado o backup, anote para seu controle o número de posts que já publicou, depois do Done.

Daí é só salvar em seu computador. Isso pode ser feito de duas maneiras. Por uma questão de segurança eu faço as duas. Para salvar, clique em File, em Setting..., quando o próprio programa abre uma pasta: BackupBlogger, em Meus documentos e, para a 2ª opção clique em seguida em Save Settings As... para salvar em uma pasta previamente aberta por você, com indicação de conteúdo e data, tambem, em Meus documentos, onde você faz uma 2ª copia de segurança. Se tem mais de um blog, identifique o blog, a data do backup e clique em Salvar.

Não acho recomendável, caso opte apenas pela copia do backup feita pelo programa, você renomear a pasta, colocando por exemplo, a data ou o nome do Blog, pois, existem arquivos que se renomeados, ficam inutilizados e não podem mais se reabertos. Como nunca precisei testar a recuperação dos posts – e espero não ter que fazê-lo -, não sei se isso irá ocorrer, mas, o melhor é não pagar prá ver, daí a minha iniciativa de fazer uma 2ª pasta, onde você pode muito bem guardar a outra dentro, sem alterar-lhe a forma.

É simples, não?

Terminado o processo, é só estabelecer uma periodicidade adequada para voltar a fazer o Backup, a depender, tambem, do seu ritmo de atualização do Blog.

Para qualquer esclarecimento adicional, use o espaço: Comentários, no próprio artigo, ou clique em em link: Contato, email, abaixo, na barra lateral do Blog.

É isso! 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.