Como montar o seu escritório em casa



Como a eficiência de uma empresa está ligada a organização e otimização no uso do espaço, com funções, horários e procedimentos adequados para cada área ou setor, o autônomo, tambem, precisa de um mínimo de critérios, já que nem sempre tem uma infra-estrutura mínima adequada, que agilize e ou facilite o desempenho do seu trabalho.

O escritório em casa não é só uma aspiração, mas uma necessidade, desde que tenha uma relativa autonomia no que diz respeito à rotina da casa e/ou da família como espaço próprio, horários estabelecidos, telefone independente e a organização. Nesse sentido deve haver uma negociação previa com a família, para que não confunda que o fato de estar em casa não significa disponibilidade para tudo o mais.

O blogueiro, por exemplo, não é necessariamente um “profissional”, com exceções, é claro, mesmo assim, é necessário ter um mínimo de organização no “canto” em que trabalha, ou melhor, bloga, além de estabelecer uma rotina básica como qualquer profissional que tenha como suporte de sua profissão ou negócio a própria casa.

A postura em frente ao PC é fundamental, pois a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), deixou de ser um problema de profissionais do teclado e atinge, hoje, democraticamente, a todos usuários do PC e da Internet. Leia: “LER . Evitando o desconforto e outros problemas de saúde" e confira a postura adequada para que não venha a ter problemas que possam comprometer ou mesmo inviabilizar o seu trabalho ou o seu blog.

Portanto, se o seu blogue já passou da fase experimental e está exigindo uma frequência regular nas atualizações, é preciso organização. Como falamos acima, um ritmo ou disciplina na leitura e redação dos artigos e um local onde possa efetivamente produzir, pois, quem escreve sabe que é imprescindível um mínimo de privacidade.

A regra vale para todo mundo que, seguindo uma tendência atual, vem optando por fazer seu trabalho em casa, ganhando com isto mais tranquilidade e, sobretudo, tempo que é um bem que anda meio raro ultimamente e que pode ser melhor empregado para dar um trato na qualidade de vida.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.