sábado

O prazer e a necessidade de ler

A leitura é um hábito tão prazeroso como necessário.

Sabe-se que ler com regularidade é também um pressuposto básico para se escrever e falar melhor, mas, sobretudo, para se dar bem na escola, pois, já está provado que a familiaridade com o livro facilita – na escola – a apreensão de conteúdo de qualquer disciplina.

Isso para nos atermos ao lado prático que, por si só, já deveria despertar a atenção e interesse, senão dos próprios alunos, mas, dos pais, além dos educadores de qualquer disciplina e não só os de Língua Portuguesa.

Digo dos pais, porque não se aprende, ou melhor, se desenvolve o hábito e o prazer de ler na escola. Esse é um hábito maravilhoso que se cultiva na convivência com os filhos, muito antes que eles tenham idéia do que significam as letras.

É na leitura acompanhada das imagens dos livros infantis, que se começa a viajar no universo das estórias e da imaginação, e quando se iniciam o gosto e prazer pela leitura e pela criação.

Pela criação, porque todo o ato de escrever, de criar textos, passa, inevitavelmente, por essa viagem que começa na mais tenra infância, nas imagens, e continua nos textos propriamente ditos pela vida a fora.

Quem tem um blog sabe disso. A importância e a necessidade de escrever um “post”, claro, objetivo e gramaticalmente correto, pois, o “internetquês” dos messengers da vida, não funciona no blog.

Blogueiros mais experientes e de sucesso, afirmam que tudo passa por saber escrever bem e expressar de forma inteligente e inteligível o que esta querendo dizer.

Logo, a leitura e o escrever contínuos são fundamentais, se quer ir além do grupo de amigos e parentes que lêem seu blog.

Um comentário:

GUARACI CELSO PRIMO disse...

Só por esta postagem valeu a visita ao seu Blog.
Siga em frente!
Um abração.