quinta-feira

Usina Itaipu cria o carro elétrico nacional

A empresa Itaipu Binacional – a usina de maior potência instalada no mundo (14megawatts) – junto com a empresa suíça KWO, desenvolveram aqui, um carro (dois) movido a energia elétrica – um Pálio e uma Panda, da Fiat – que já estão prontos para rodar.

O carregamento das baterias é feito em qualquer tomada, por cerca de 8 horas, que lhe da uma autonomia de120Km e atinge uma velocidade de até 130Km/h.

Outra boa notícia, é que o custo do “combustível”, é de 4 a 5 vezes menor do que os combustíveis convencionais, o álcool e a gasolina.

Há ainda um aspecto relevante, em tempos de aquecimento global, que ele não emite CO² ou qualquer substancia química para a atmosfera e não faz barulho.

O projeto que começou em 2006, ainda utiliza alguns componentes importados na construção dos protótipos, mas o objetivo imediato é a nacionalização total do veículo. Com a nacionalização o objetivo, é um preço compatível ao veículo convencional – ainda sai mais caro – com uma autonomia de 450Km, sem necessidade de recarga, velocidade de até 150Km/h e a recarga da bateria feita em apenas 20 minutos.

Para isso a Itaipu implantou uma verdadeira montadora de veículos dentro da empresa.

É o Brasil usando a criatividade e fazendo a sua parte. Primeiro o álcool, depois o carro flex e agora um carro elétrico viável.

Nenhum comentário: