segunda-feira

Hackers à serviço do FBI

Não se fazem mais hackers como antigamente. Para o bem e para o mal, eram personagens que detinham certa aura de mistério e até admiração por suas grandes façanhas, notadamente, “quebrando” softs proprietários famosos e, com certeza, suas habilidades deviam ser objetos de desejo de muito geek. Entretanto, como pode ler abaixo, deixaram de ser transgressores da ordem oficial para se tornarem “bandidos” oficiais a serviço do FBI. 

São Paulo – Um levantamento feito pelo jornal britânico Guardian aponta que a cada quatro hackers um é informante secreto do FBI, a polícia federal norte-americana.


Os hackers estariam cooperando com o FBI devido às ameaças de longas sentenças de prisão por conta dos cibercrimes, o que corroborou na criação de um autêntico exército de informantes dentro da comunidade hacker.


Em alguns casos, até mesmo fóruns ilegais, usados pelos cibercriminosos como mercado de venda de identidades roubadas e cartões de crédito, são controlados por hackers espiões.


Mesmo agentes do FBI também se passam por ladrões de identidade, gerenciando fóruns criminosos e utilizando essas informações para indiciar cibercriminosos.


A publicação cita o caso do hacker Adrian Lamo como exemplo desse grupo secreto formado pelo FBI. Lamo já havia sido indiciado e como troca passou a trabalhar como informante.


E foi assim que conheceu Bradley Manning, que é suspeito de repassar documentos secretos ao WikiLeaks. Manning estava em contato direto com Lamo, a quem confiava e pedia por conselhos. E foi justamente Lamo que dedurou Manning às autoridades e se encontra detido há mais de um ano.

Da INFO

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: