segunda-feira

Banda larga pra valer, mesmo, afirma a Anatel

Pelo visto, a Anatel vai colocar ordem no sistema de banda larga nacional que é, a bem da verdade, uma pouca vergonha, onde a velocidade contratada é uma mera força de expressão, caracterizando uma verdadeira propaganda enganosa, isso além das “flutuações” e/ou interrupções que rolam sem aviso ou justificativas, sem falar na compensação – restituição pelo tempo não utilizado – sem que possamos fazer nada. Agora, parece que vai, mesmo.

A Anatel colocou em consulta pública diversas propostas para alterar como o serviço de banda larga fixa é oferecido no Brasil. As operadoras terão que oferecer pelo menos 60% da velocidade contratada, e fornecerão uma ferramenta gratuita para o usuário medir a velocidade. E esta é apenas uma de diversas medidas que podem transformar a banda larga fixa em um serviço de excelência no Brasil. (…)

As novidades para a banda larga fixa são empolgantes:

-  A velocidade instantânea, isto é, medida pelo software num determinado momento, deve ser de pelo menos 20% da velocidade máxima contratada, tanto para download como para upload, em 95% das medições. A meta aumenta para 30% depois de 12 meses; e para 40% em mais 12 meses. 

-  O serviço não pode cair em 99% do tempo no mês, ou seja, existe um máximo de 7h12min de interrupção no mês. Depois de 12 meses, o percentual sobe para 99,5%, ou 3h36min de interrupção. 

-  A velocidade média do serviço deve ser de, pelo menos, 60% do valor contratado. A meta aumenta para 70% depois de 12 meses; e para 80% com mais 12 meses.

Continue lendo...

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: