sábado

Usar o computador para ‘tomar notas’ compromete a memória e o aprendizado, diz estudo


Falar mal de computador hoje é, no mínimo, falta de assunto. Claro que, como diz a ‘tradição’, o que dá o tom da qualidade ou não de qualquer coisa é o uso que se faz dele, mas, nada é panaceia e o computador não é exceção. Em estudo realizado pela Universidade de Princeton, se constatou a superioridade de anotações feitas em papel sobre aquelas feitas no computador. Em todas as suas versões.

É verdade, confira você mesmo!

(O texto a seguir está em português de Portugal)

   "Se tirar notas apenas em computador ou se usa o seu telemóvel para fazer as suas listas de coisas a fazer pense de novo. Com isso pode estar a pôr em causa a sua capacidade de memorização.

O alerta surgiu em The Pen is Mightier than the Keyboard, estudo realizado por Pam A. Mueller e Daniel M. Oppenheimer, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que analisou as vantagens de tirar apontamentos usando um computador ou com uma caneta na velhinha plataforma de papel.

Para o estudo publicado na Psychological Science, os investigadores pediram inicialmente a dois grupos de estudantes para tirarem notas de uma TED talk: metade do grupo usou o computador a outra um caderno e uma caneta. Mais tarde, testaram o conhecimento dos dois grupos. Os resultados foram distintos.

"Os estudantes que tiraram apontamentos no computador estão basicamente a transcrever a apresentação", diz Pam Mueller, citada pela Fast Company. "Porque somos mais lentos a tirar notas à mão, aqueles que usaram a caneta e papel tiveram de ser mais seletivos, escolhendo a informação mais relevante para incluir nos seus apontamentos. Isso permitiu-lhes estudar o conteúdo de forma mais eficiente", diz a investigadora. 


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Nenhum comentário: