sexta-feira

Sujou! Berners-Lee – o criador da Web – quer criar outra


O que parecia ser ‘coisa boa’, que ia trazer ‘coisa boa’ pra todo mundo em um contexto – como poderíamos dizer – mais acessível e democrático, está fazendo água, já que tanto alguns sites privilegiados estão metendo a mão na vida dos outros, como tem outros que estação se sentido os verdadeiros donos de uma coisa que, em princípio, foi feita pra ser de todos, logo, pública de fato.
"Berners-Lee quer criar outra Web
Tim Berners-Lee, o cientista que há 27 anos criou a World Wide Web, mais conhecida como apenas Web, pretende desenvolver um novo sistema de interação entre computadores para neutralizar o controle governamental e privado sobre as comunicações entre indivíduos. Berners-Lee reuniu em San Francisco, na Califórnia, um grupo de especialistas em computação para tentar criar uma rede menos sujeita a violações da privacidade e dê aos usuários maior controle sobre seus dados pessoais.

Os detalhes sobre o que o grupo de cientistas está pesquisando ainda são pouco conhecidos, mas Lee afirmou que o trabalho parte dos estudos sobre a infra-estrutura de programação digital da moeda eletrônica Bitcoin, do site Wikileaks e os programas de troca gratuita de musicas. O projeto foi batizado de Web Descentralizada e foi discutido no Decentralized Web Summit, na segunda semana de junho de 2016.

A grande preocupação do grupo de cientistas da Web Descentralizada é o aumento do controle de redes sociais como o Facebook , do sistema de buscas Google e o de comércio eletrônico da Amazon sobre o uso da Web.

Mais detalhes na reportagem The Web’s Creator Looks to Reinvent It (acesso por meio de cadastramento grátis)

Por Carlos Castilho

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Nenhum comentário: