terça-feira

Blogs e inovação, ou a oportunidade de se fazer algo consistente e criativo

Um cara entrevistado pela Folha de São Paulo – jornalista, escritor, sei lá – mas deve ter lá “suas importâncias”, já que teve o espaço para “livre pensar”, falou mal da internet, mas, sobretudo, dos blogs ou da blogosfera em geral.

Desqualificou os blogs como fonte séria de informação e notícias, que não teriam credibilidade, que deveriam ser proibidos, e que a fonte de notícias e informações digna e confiável, seria a mídia tradicional.

Pelo visto ele não deve ser “habituée” de jornais, revistas ou noticiários de TV. Senão conheceria a manipulação, a mentira mesmo, as notícias plantadas, editadas para favorecer grupos econômicos, políticos, ideológicos e governos hegemônicos, que criam livremente a notícia e não o fato real.

Vide o que rolou na invasão do Iraque, onde a CNN e a Fox, para ficar nestes grupos, manipularam, falsearam e mentiram para favorecer o “esforço de guerra” dos EUA, inclusive dando uma idéia da guerra para os proprios norte-americanos inteiramente falsa.

A lista é longa e quem lê, vê ou ouve a mídia, tanto local como internacional, sabe que a credibilidade esta mais para crença do que para fato mesmo.

Como não poderia deixar de ser, o universo de milhões de blogs pelo mundo a fora onde impera a máxima do Millor: “livre pensar, é só pensar”, deve rolar de tudo mesmo. O besteirol, a mediocridade, e lógico muita coisa boa e séria, é a nossa cara. A cara da humanidade que pela primeira vez pode dizer e achar o que pensa livremente.

Ontem dia 21, dei uma olhada no 1º do ranking mundial, o BoingBoing (EUA) e a última atualização era um post com um “gráfico idiota” sobre o Big Broder local.

Tanto no Brasil como no mundo, estão entre os primeiros, o melhor do besteirol, do bizarro, do mórbido, e até da mentira, o que reflete bem o que faz a cabeça de muita gente, não só de quem escreve , mas sobretudo de quem lê, daqui e de qualquer parte do mundo.

O preocupante é que tudo isso é, também, o “filé-minhon” da mídia tradicional, logo, continuamos repetindo os mesmo erros, embora a "nossa mídia" - blogs - permita fazer coisa muito melhor e criar uma alternativa real de informação, notícia e reflexão.

Mas é tudo muito válido, já que reflete a mais pura realidade dos corações e mentes de muitos dos blogueiros e  navegantes não só na internet, mas, da nave-mãe Terra como um todo.


Faça um comentário e dê a sua opinião, principalmente se você tem um blog.

Nenhum comentário: