domingo

Orkut e Paranóia

Já foi o tempo que a TV, ou seja sua programação, era o foco das atenções e preocupações de pais e educadores, sobre os riscos que representavam para a educação e formação de crianças e adolescentes.
Embora a TV continue representando um risco para a sanidade mental de pessoas de qualquer idade, com sua programação emburrecedora, a Internet, é a nova vedete que chegou para ficar.
O atenuante é que a Internet – por ser interativa – permite um exercício maior da liberdade, a depender do bom senso, formação e maturidade de quem esta com a mão no mouse.
As comunidades e ou sites de relacionamentos, surgem como um “footing pós-moderno”, e ao mesmo tempo que pode ser um instrumento de socialização, torna-se na realidade uma terra de ninguém, de difícil controle e ou monitoramento efetivo, e um risco real, sobretudo para crianças e adolescentes, haja vista as estatísticas que não nos deixam parecer radicais ou carregar no argumento.
O Orkut – no Brasil – é apenas o mais famoso e perigoso, onde a recomendação para maiores de 18 anos, nem é seguida, e muito menos monitorada, o que deveria, já
que é um site para adultos.
Com a bola, os país, que freqüentemente não sabem nem para si, muito menos para orientar os seus filhos. Isso, partindo do pressuposto que realmente o quisessem fazer.

Nenhum comentário: