sexta-feira

Déficit de sono de usuários e/ou internautas menores, compromete saúde e desempenho escolar, confirma estudo divulgado na UNICAMP

Já falamos que o Brasil detém recorde mundial em horas de navegação na Internet, em artigo publicado aqui no blogue: “O Brasil se destaca no crescimento do número de computadores e uso de Internet" , porém, ao lado da comemoração, temos que repensar os usos e abusos, principalmente das crianças adolescentes.

O comprometimento da saúde e desempenho escolar de adolescentes e crianças que vem dormindo menos que o mínimo recomendável e necessário - 9 a 10 horas - em função do tempo dedicado ao computador e a navegação na rede, já é preocupante e serve de alerta aos pais.

Estudo apresentado pela psicóloga Gema G.M. Duarte, na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, conclui que 66,25% dos jovens brasileiros de 15 a 18 anos se enquadram nesse problema. Ainda, segundo a pesquisadora, este déficit de sono compromete o rendimento durante o dia, o que predispõe ao desenvolvimento de dificuldades de atenção, problemas de visão e distúrbios psíquicos.

Noticias divulgadas pela mídia afirmam que o Bill Gates, limita o acesso de seus filhos na Internet, há apenas 1 horas por dia. Ele, provavelmente, sabe o que esta fazendo.

O computador como muitas outras coisas, pode fazer bem ou mal, a depender do uso (ou abuso) que se faz dele, colocar limites não é um castigo, é cuidado.

Nenhum comentário: