O que será que está
acontecendo? Que a internet e suas Redes Sociais são uma quase
unanimidade entre os usuários não é nenhuma novidade. Pesquisas
recentes concluíram que 82% dos usuários Brasil, por exemplo, teem
perfil nas redes sociais, mas, daí a preferirem, como os demais em
14 países, as redes sociais em detrimento do “face to face” com
namoradas, amigos além de preferirem a rede às festas e carros (65%
diz preferir a rede), é preocupante, ou não?
A internet passou a ser tão necessária para
estudantes e profissionais quanto água, comida e moradia, segundo
uma pesquisa da empresa de tecnologia Cisco, realizada com jovens de
até 30 anos em 14 países.
No Brasil, três em cada cinco estudantes e jovens
profissionais fizeram essa afirmação. Eles ainda disseram que,
entre um carro e a internet, preferem acesso à rede. Além disso,
72% dos universitários brasileiros afirmaram que preferem navegar na
internet a namorar, ouvir música e sair com os amigos.
E essa ênfase na internet se repetiu entre
universitários de países como China (59%), Espanha (54%) e Índia
(54%). Apenas na França o namoro prevaleceu na dianteira das opções,
com 54%. No campo profissional, 75% da chamada geração Y brasileira
afirmou não viver sem a internet.
"Para essa geração, mais importante que o
contato físico é estar conectado o tempo todo nas redes sociais",
diz o presidente da Cisco, Rodrigo Abreu. "Está ocorrendo uma
substituição de atividades tradicionais pela maior conectividade."
A pesquisa indica que 70% dos jovens profissionais
globalmente possuem entre seus contatos colegas de trabalho. Para
Abreu, isso significa que a utilização de redes no trabalho,
proibida por algumas empresas, estaria com os dias contados.
"Isso vai equivaler a impedir o funcionário
de trabalhar." Segundo ele, empresas atentos a essas mudanças
de perfil terão mais sucesso em reter talentos. "A internet
virou um elemento essencial da vida."(Folha.com)
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