sexta-feira

Inclusão digital de fato reduz número de LAN houses no país

Elas representaram durante muitos anos, antes da desoneração dos preços dos computadores no governo Lula, a alternativa para o acesso a internet e mesmo para quem tinha um PC e sofria com a lentidão da conexão discada, diante dos altos preços da banda larga que ultimamente vem se tornando mais acessível.
 As LAN houses, que respondiam pela maioria dos acessos à internet no Brasil até três anos atrás, estão mais raras. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estima que o número de unidades tenha caído de 130 mil em 2010 para 100 mil em 2011 (-23%). 

João Maria de Oliveira, pesquisador de Políticas Setoriais de Inovação do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), defende não desperdiçar a estrutura e a experiência acumuladas.

“Fala-se tanto em estimular o pequeno empreendedor”, diz Oliveira. “A LAN house é um espaço de empreendedorismo marcante no país. Entraram no espaço vazio, cumprindo papel fundamental na inclusão digital.”

O acesso nos domicílios que superou as LAN houses em 2009, segundo o CGI (Comitê Gestor da Internet)- e nos aparelhos móveis, entre outros fatores, abriu uma corrida para desenvolver novo modelo de negócios. 

Leia mais... 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: