segunda-feira

Pare e leia, pode ser vital para seu computador


Em todas as épocas festivas os ataques à segurança online crescem exponencialmente. Há que redobrar os cuidados.

O Natal está à porta. E a verdade é que passamos mais tempo online, estando mais expostos a eventuais ataques. É por isso que nesta época os especialistas em ciber segurança lançam uma série de “regras” para um consumo moderado e, sobretudo seguro da internet. E parece ser transversal a opinião de que, também no mundo virtual, o parar, ver (ler) e só depois avançar pode ser essencial para a segurança.

Ao navegar na Internet, leia atentamente todas as mensagens com avisos de sistema que possam surgir. Alguns poderão dar origem à instalação de programas concebidos para roubar informação do sistema e enviá-la para terceiros mal intencionados ou, até mesmo, apenas para danificar o seu computador.

Depois, não se esqueça das regras básicas. Nomeadamente a utilização de um firewall. Desta forma estará a impedir o acesso ao seu computador por parte de estranhos, através da Internet. Lembre-se que ligar-se à Internet sem um firewall é como deixar a porta de sua casa aberta.

Depois, atualize o computador. Garantir que o sistema operativo e programas instalados apresentam as últimas atualizações é um importante reforço de segurança do computador. Tal como um carro, o computador também necessita de manutenção.

Antivírus e AntiSpyware são muito importantes já que permitem detectar, anular e eliminar os vírus e spywares informáticos.

Depois, obviamente não deixe de utilizar canais seguros nas suas transações na Internet. Se na barra de endereço do seu navegador aparecer https://, significa que está num canal seguro. Adicionalmente, deverá aparecer um ícone representando um cadeado ou uma chave.

Configure ainda o seu navegador da Internet para bloquear pop-ups. Muitas vezes pode acontecer, em sites da Internet pouco fidedignos, que os pop-ups transportem código malicioso de informações enganadoras e/ou de endereços manipulados.

Por último, certifique-se que os sites que visita são fidedignos evitando assim cair em esquemas de phishing. Nunca siga os endereços que lhe são enviados por correio eletrônico, mensagens instantâneas ou em pop-ups.

Publicado originalmente em Bitmag

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Nenhum comentário: