sábado

Dicas importantes para a segurança de suas compras on-line

À medida que aumentam as vendas on-line, crescem também o número de fraudes, com os oportunistas de sempre querendo faturar com a boa vontade, ou ingenuidade, dos outros.

Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para evitar se tornar um a vítima e fazer suas compras com tranquilidade e segurança.

A primeira mediada a tomar e manter o seu navegador atualizado. Seja ele o Firefox, Chrome, Internet Explorer ou outro. Eles têm, geralmente, atualizações automáticas, mas se certifique se está usando a última versão. 

Um item imprescindível é a instalação de uma proteção contra malwares, os chamados “vírus”, que se não imunizam o seu PC, dá-lhe uma boa proteção, fechando as portas à maioria dos invasores. Se não tem, veja algumas sugestões aqui:
1 - Não vá atrás da “melhor oferta”
Nem sempre é uma boa ideia, procure lojas e vendedores com boa reputação. Se a oferta é boa consulte antes a lista negra do Procon de SP, que mentem uma lista atualizada de sites que deve evitar, busque informações com amigos e conhecidos, inclusive nas redes sociais ou no Reclame Aqui, um site que tem informações relevantes. Economizar em alguns casos pode significar perda total.
2 - Fique de olho no cadeado na barra de endereço
É como na imagem, um ícone de cadeado que atesta a segurança da página que está acessando e que protege seus dados na hora da transação e a segurança da transação.
3 - Cuidados ao preencher o formulário
Limite-se a preencher apenas os campos necessários pra completar o formulário, itens geralmente marcados com um asterisco (*) ou com cor ou fonte – tipo de letra – diferente. As demais informações são bisbilhotices sobre sua privacidade. Não dê sua informações bancarias, tipo agência e conta no banco.
4 - Cuidados com o número do seu cartão
Limite-se a digitá-lo apenas no formulário, mesmo assim se a página estiver protegida com o cadeado – ver item 2 – e jamais por e-mail, sob qualquer hipótese. Um e-mail “viaja” muito antes de chegar ao seu destinatário, logo ele pode se interceptado.
5- Use apenas um serviço de pagamento
PayPal ou o PagSeguro e outros são serviços que intermediam a transação entre o vendedor e cliente, repassando o pagamento – não o nº do seu cartão – e ainda pode desfazer a transação e devolver-lhe o dinheiro em caso de fraude.
6 - Evite smartfones, tablets e redes públicas de Wi-Fi
O ideal é fazer a sua compra em um PC em casa, é mais seguro, caso contrário certifique-se se os apps que usa tenham sido adquiridos nas lojas oficiais (App Store no iOS, Google Paly no Android), além de verificar se o nome do autor é o mesmo da loja. Dê uma conferida nos comentários.
As redes Wi-Fi públicas podem estar sendo monitoradas por alguém que está muito interessando em suas informações. Isso inclui Shoppings Centers e Cafés. Logo, nunca use redes públicas em suas compras!
7 - Cuidado com as promoções
Compare bem os preços antes de fechar uma compra. Muitos descontos são falsos e são feitos em cima de um preço aumentado recentemente, logo, “mentirosos”. Compare os preços entre lojas e lembre-se de observar o frete que pode fazer grande diferença no preço final que vai pagar, de fato.
8 – Não caia no conto do preço imbatível
Um produto com uma diferença de preço absurda com aquele de uma loja convencional é uma alerta de algo errado. Das duas uma: é um produto “pirata” com recursos reduzidos ou é um fantasma que nunca vai chegar a sua casa.
Uma boa dica é a “enrolação” do vendedor na hora de informar características do produto, ou se a imagem exposta não “bater” com as descrições do produto. Em sendo assim: Caia fora!
Com informações de PCWord

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações
 

Nenhum comentário: