sexta-feira

Os 5s da Racionalização


Os 5s de racionalização visam otimizar o uso do ambiente de trabalho, tornando-o mais eficiente e produtivo. São regras e ou princípios simples que se aplicam em qualquer lugar, independente da função.
1º - SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
Classifique e separe os objetos e dados úteis dos inúteis da seguinte forma:
O que é usado sempre – Coloque o mais próximo possível do seu local de trabalho.
O que é usado quase sempre – Coloque próximo ao local do seu trabalho.
O que é usado ocasionalmente – Coloque um pouco afastado do local onde trabalho.
O que é usado raramente, mas necessário – Coloque separado num local determinado.
O que for desnecessário deve ser reformado, vendido ou eliminado.
Os outros 4s serão postados na seqüência, pois ficaria muito grande para se feito de uma única vez.
  
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário: