segunda-feira

Editora alemã imprime Wikipédia, sem considerar os “direitos autorais”

Que a Web, antes de ser um “grande barato” para todos os gostos, é um grande negócio, todo mundo sabe, mas alguns negócios exageram na “criatividade”.

É o caso de editora alemã Bentelsmann que anunciou o lançamento de uma edição impressa da versão alemã da Wikipédia, com 50.000 textos/informações mais populares, dentro de um universo de 700.000 contribuições de usuários.

O que se questiona é, além do uso comercial de uma contribuição voluntária e gratuita dos internautas, as prováveis correções, alterações e revisões que deverão se feitas do conteúdo, para a versão impressa, com quais critérios e com quais intenções serão feitas. Isso além do lucro sobre um conteúdo de domínio público.

Não é primeira vez que se tenta levar vantagem faturando em cima desse conhecimento construído por milhares de internautas de todo o mundo.

Primeiro foi o Google que tentou estender sua influência querendo interferir no conteúdo postado pelos usuários, como comentamos no artigo: Google tenta controlar a Wikipédia, noeste Blog, que você lê clicando no link.

Depois foi a denúncia feita pelo Le Monde, quando um programa, o Wikiscanner, flagrou grandes empresas alterando informações postadas sobre elas na enciclopédia, e com as quais não concordavam. Empresas como a Microsoft, Nestlé, Apple, Coca-Cola e outras, conforme, comentamos no artigo: "Piratas na Wikipédia" , também, neste Blog.

Faça um comentário e dê a sua opinião.


Nenhum comentário: