segunda-feira

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na rede. Vale à pena conferir!

No princípio parece que havia mais preocupações com a segurança na rede, mas, estranhamente, parece que ninguém mais se preocupa, logo agora que os mecanismos de controle, invasão e fraudes de todo tipo se sofisticaram e afetam milhões, causando prejuízos e danos consideráveis. Esta cartilha é bastante oportuna e dá as pistas das fraudes na rede e o que fazer para não ser mais uma vítima.
Os brasileiros que compram pela internet ganharam uma 'Cartilha de Segurança' para evitar problemas com fraudes online. Elaborado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), o documento foi lançado nesta segunda-feira, 26.

O fascículo é ilustrado e está disponível em formato PDF. Para facilitar sua compreensão e estimular a disseminação, o material é acompanhado por slides, licenciados sob Creative Commons (CC BY-NC-SA 3.0), e pode ser usado livremente para divulgar boas práticas e dicas para compras seguras.

A cartilha alerta para golpes virtuais como tentativa de utilização de páginas falsas (phishing) por criminosos e a criação de portais de comércio eletrônico ou leilão fraudulentos. O material orienta ainda sobre a possibilidade do consumidor não ter seu produto entregue ou recebê-lo com atraso; atenta também para a compra de produtos danificados e para a possibilidade de ter seus dados financeiros usados indevidamente, entre outros riscos.

O fascículo procura oferecer ainda dicas aos consumidores. O documento começa orientando sobre a importância de usar um computador seguro, evitando máquinas de terceiros. Destaca ainda o cuidado que se deve ter na elaboração das senhas que serão utilizadas nestes sítios.

Com essas premissas atendidas, o CERT.br orienta o consumidor a procurar sempre por marcas confiáveis e recomenda que se faça uma pesquisa na Internet sobre a reputação da loja. Outra dica importante é desconfiar de ofertas muito tentadoras.

A cartilha comenta também sobre a necessidade de sempre guardar as informações sobre a compra, como comprovantes e números de pedido que poderão ser solicitados em caso de problemas futuros. Por fim, no momento do pagamento, a cartilha observa que sistemas de gerenciamento de pagamentos dificultam a aplicação de golpes já que impedem que seus dados sejam acessados por terceiros.

Este é o terceiro conjunto de fascículos e slides publicados este ano pelo CERT.br. Assim como os outros dois, (Redes Sociais e Senhas), a ideia é destacar e reforçar assuntos específicos de grande relevância para o uso da Internet com mais segurança. Estudo do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) aponta que entre 2010 e 2011 houve crescimento de 69% nas compras feitas via internet. (Do Olhar Digital)
Como vê, é o tipo de informação que vai tornar as suas incursões na rede mais tranquila e segura para que possa usufruir do melhor sem ter que pagar um preço muito caro por isso.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário: