terça-feira

Banco Mundial organiza hackathon contra violência doméstica

Embora a palavra hacker que por algum tempo, e ainda para muitos, era identificada com atividades ilegais ou criminosas, significa, efetivamente, um indivíduo “curioso” ou alguém que, em informática: “...se dedica com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos internos de dispositivos, programas e rede de computadores...” , cujas, habilidades estão cada vez mais a serviço da solução de problemas, tais como os relatados neste artigo abaixo, bem como aos ciberativismo, uma nova frente na luta por direitos e cidadania, um recurso como outro qualquer, muito efetivo, de pressão e reivindicação. Um recurso legítimo, embora, em grande parte, ainda ilegal.

"Washington - O Banco Mundial (BM) informou nesta sexta-feira que convocou hackers de países centro-americanos e dos Estados Unidos para que, durante o fim de semana, criem ferramentas tecnológicas que possam servir para combater a violência doméstica.

Na iniciativa, chamada pelo BM como "Hackathon", vão trabalhar por 36 horas, entre sábado e domingo, gênios da informática e especialistas em prevenção da violência doméstica, indicou o BM em um comunicado.

Os projetos que podem surgir vão desde a atualização de sistemas obsoletos ao uso de telefones celulares para proteger as pessoas em risco, ressalta o Banco Mundial.

"Enfrentar a violência doméstica exige a participação ativa de governos, da sociedade civil e da população em geral", considerou Felipe Jaramillo, diretor do Banco Mundial para a América Central.

O "Hackathon" permitirá que especialistas apelem "à criatividade e à capacidade intelectual da comunidade tecnológica para responder a este desafio", acrescentou.

O BM já procurou hackers para encontrar novas soluções para problemas relacionados com a água, saneamento e desastres. (da INFO)
Existe, inclusive, uma palavra que visa separar este universo, o cracker, que seriam aqueles que utilizam suas habilidades para tarefas ilegais convencionais, como o roubo, por exemplo, distinguindo-os dos demais.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações 

Nenhum comentário: