A Internet se expande e com ela crescem, também, os golpes, fraudes e delitos contra usuários. Segundo dados de estudo feito pela Microsoft Securit Intelligence Report.
A China lidera o ranking de PCs – navegadores – infectados e, o Brasil, continua levando o primeiro lugar no roubo de senhas de bancos, emails e banco de dados. O fenômeno – mais infestação – vem ocorrendo nos países que representam os mercados que mais crescem em tecnologia como, China, Brasil e México.
Os Trojans – cavalos de tróia – que entram no PC de forma dissimulada e roubam informações, principalmente, via spams (emails com links) é a ameaça que mais cresce.
Nesse cenário, todo cuidado é pouco. Além das recomendações tradicionais do uso do trio: Anti-vírus, Firewell e Antispayware, atualizados, alguns cuidados adicionais são imprescindíveis:
1 – Não clique – em hipótese alguma – em links de emails, principalmente aqueles desconhecidos ou não solicitados. Vale à pena resistir ao impulso e a curiosidade;
2 – Não forneça informações pessoais por telefone, emails ou carta;
3 – Muito cuidado no preenchimento de cadastros. Não o faça em sites desconhecidos;
4 – faça senhas mais seguras, combinando consoantes, maiúsculas e minúsculas, com números e sinais ou caracteres não alfa-numérico;
5 – E, finalmente, cuide bem de seus documentos e informações pessoais e bancárias, mantendo-os em local seguro.
Quando se trata de segurança na Internet, temos que fazer a nossa parte, ao máximo, pois, segurança total, ainda não é possível.
Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário