Todo cuidado é pouco, como você pode conferir nos artigos relacionados abaixo, principalmente, quando se sabe que o Brasil ocupa as primeiras posições no mundo como um dos países mais infectado por “vírus”, e o ranking em computadores "Zumbis", tambem, deve ser um dos "melhores".
O Firewall monitora a comunicação entre o seu computador e outros na Internet. Além disso, ele protege o seu computador contra problemas de segurança comuns, como: tentativas impróprias de conexão e intrusões.
Um fato mais comum do que se imagina é o controle de computadores por crackers, que criam uma verdadeira rede, com milhares de PCs – para uso pessoal – em suas incursões ilegais e predatórias pela Internet, sem que os usuários, donos desses computadores, tenham qualquer conhecimento disso, são os conhecidos computadores “zumbis”.
Um firewall avisa-o sobre as tentativas de conexões a partir de outros computadores ou por programas já “instalados“ em seu computador – via spam infectado – detecta e bloqueia tentativas de ataque e tráfego, que acontecem “aos montes” a partir do momento em que se conecta a Internet.
Em um único dia, entre as 16:32 e 18:26 horas, para dar um exemplo, o firewall do meu PC, identificou e bloqueou mais de 80 tentativas de invasão, e mostrou a relação de todos os computadores – com IP – que tentaram invadi-lo.
A configuração, você pode optar por fazer ou deixar que – o software – funcione com a configuração básica que já vem ele, que você pode ir alterando com o tempo e mais experiência.
Dentre os melhores – e gratuitos – temos o o Zone Alarm, Comodo Firewall Pro ou o PC Tools (ambos em português), que você baixa clicando no link específico.
Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário