sábado

Hackers, crackers ... motivos de sobra para você usar um Firewall

Já falamos mais de uma vez sobre segurança na navegação e, também, sobre um recurso que considero imprescindível, mas, que a maioria das pessoas não tem, por considerar difícil sua configuração e uso, é o Firewall.

Todo cuidado é pouco, como você pode conferir nos artigos relacionados abaixo, principalmente, quando se sabe que o Brasil ocupa as primeiras posições no mundo como um dos países mais infectado por “vírus”, e o ranking em computadores "Zumbis", tambem, deve ser um dos "melhores".

O Firewall monitora a comunicação entre o seu computador e outros na Internet. Além disso, ele protege o seu computador contra problemas de segurança comuns, como: tentativas impróprias de conexão e intrusões.

Um fato mais comum do que se imagina é o controle de computadores por crackers, que criam uma verdadeira rede, com milhares de PCs – para uso pessoal – em suas incursões ilegais e predatórias pela Internet, sem que os usuários, donos desses computadores, tenham qualquer conhecimento disso, são os conhecidos computadores “zumbis”.

Um firewall avisa-o sobre as tentativas de conexões a partir de outros computadores ou por programas já “instalados“ em seu computador – via spam infectado – detecta e bloqueia tentativas de ataque e tráfego, que acontecem “aos montes” a partir do momento em que se conecta a Internet.

Em um único dia, entre as 16:32 e 18:26 horas, para dar um exemplo, o firewall do meu PC, identificou e bloqueou mais de 80 tentativas de invasão, e mostrou a relação de todos os computadores – com IP – que tentaram invadi-lo.

A configuração, você pode optar por fazer ou deixar que – o software – funcione com a configuração básica que já vem ele, que você pode ir alterando com o tempo e mais experiência.

Dentre os melhores – e gratuitos – temos o o Zone Alarm, Comodo Firewall Pro ou o PC Tools (ambos em português), que você baixa clicando no link específico.

Leia artigos relacionados:

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário: